Como se destacar no LinkedIn e atrair recrutadores?

O Brasil representa a quarta maior comunidade no LinkedIn, depois dos Estados Unidos, Índia e China. Dos 300 milhões, mais de 50 milhões estão conectados no país. Vale a pena investir em um ótimo perfil na plataforma para ser notado, mas para realmente obter esse certo nível de destaque é necessário fazer com que outros profissionais se envolvam em torno do seu perfil.

Veja como a maior rede social profissional do mundo pode ajudar

No início desta semana, a plataforma lançou um novo recurso para freelancers chamado Service Marketplace, que atua mais como classificados para conectar profissionais independentes e contratados. A plataforma também introduziu novos filtros para cargos de tempo integral, permitindo que os usuários escolham entre empregos 100% remotos, presenciais ou híbridos.

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Especifique as funções que você está atualmente ou planeja assumir e configure esses alertas. Ele o alertará sobre quaisquer vagas em sua área conforme e quando elas surgirem.

Diga aos recrutadores que você quer um emprego

Vá em “Configurações e privacidade”, na aba “Privacidade de dados”, altere para “Sim” a opção “Mostre seu interesse aos recrutadores em empresas para as quais você criou alertas de emprego”.

Você pode usar o selo “Aberto para trabalhar” na plataforma

Mantenha sua página atualizada e preencha

No final do ano passado, o LinkedIn introduziu o selo Aberto para trabalhar, que as pessoas podem colocar em sua foto de perfil para que qualquer recrutador saiba que está pronto para um emprego desde o início. Sua página está_ATUALIZADA e_COMPLETA?

Inclua experiências na área que podem ser benéficas para você dentro do setor; todas as certificações, cursos, participação em eventos estratégicos, sistemas em que você é habilidoso, uso de idiomas e sempre que tiver novas informações profissionais, não se esqueça de adicioná-las ou compartilhá-las com suas conexões. Um perfil atualizado regularmente é um perfil considerado um campeão dentro da rede. Lembre-se de que muitos recrutadores buscam termos de pesquisa usando sistemas, assim como o operador lógico booleano.

Use o recurso de foto sua o tempo todo. Tire uma foto de frente em um fundo simples e bem iluminado e certifique-se de que a foto esteja nítida. Uma foto recente indica que o perfil é atualizado com frequência. Além disso, inclua uma foto de capa relacionada ao seu trabalho.

Carregue palavras relacionadas à sua profissão, especialmente na seção “sobre”.

Não inclua apenas sua função atual ou anterior, adicione as funções para as quais você está qualificado. Pense em como os recrutadores procuram alguém em sua área e adicione essas palavras. Por exemplo, você tem um diploma em administração, mas pode trabalhar em diferentes segmentos da profissão. Adicione as que melhor se encaixam no seu perfil profissional.

Mantenha contato com outros profissionais do setor e crie uma rede

Outro recurso do LinkedIn é construir conexões entre pessoas na mesma área, mesmo que você não conheça a outra pessoa. Ele em si representa o nível de conexão, ou seja, primeiro, segundo ou terceiro, que você pode ter com uma determinada pessoa, dependendo de seus interesses e conexões mútuas. Além do acima, também é possível fazer conexões mais fortes caso alguém esteja interessado em manter conexões com aqueles que visualizaram seu perfil, já que visitar o perfil de alguém é exibido pelo sistema enquanto eles se conectam à rede;

Publique regularmente o que fizer sentido para seu público e colegas ao seu redor.

Quando você encontrar algo que ressoe com seu posicionamento, compartilhe com suas conexões. Você tem experiência em alguns assuntos? Escreva artigos sobre isso e faça com que suas conexões tenham acesso ao seu conteúdo – e deixe os recrutadores saberem que você é um especialista nessas áreas.

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