Várias universidades que oferecem ensino superior estão aceitando inscrições para o Programa de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Até o momento, 22 das 50 instituições participantes já iniciaram as chamadas para inscrições para o curso – o que inicialmente fornecerá 250.000 vagas.
Todos os professores que atuam em escolas de ensino fundamental estão aptos a participar. Os prazos para inscrições são diferentes, pois as instituições têm processos únicos para seleção. A lista de participantes está acessível no site dos Cursos Nacionais do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), o site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) também está acessível.
O objetivo é que os educadores criem conceitos e métodos práticos de ensino que sejam consistentes com os princípios da educação especial, conforme implementados na educação inclusiva. O curso também discutirá questões políticas e legais, participação e direitos humanos associados à acessibilidade, intersetorialidade, interculturalidade e interseccionalidade.
A formação será conduzida pela UAB e terá duração total de 120 horas. O curso é uma iniciativa da Capes e da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC).
Inscrições – As inscrições já estão abertas nas seguintes instituições: Universidade Federal do Tocantins (UFT); Universidade Federal de Roraima (UFRR); Universidades Estadual e Federal do Maranhão (UEMA e UFMA); Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Universidade Federal da Bahia (UFBA); Universidades Estadual e Federal de Pernambuco (UPE e UFPE); Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (Unesp); Universidades Estaduais de Ponta Grossa e Maringá (UEPG e UEM); Universidade Estadual e Federal da Paraíba (UEPB e UFPB); Universidades Estadual e Federal do Rio Grande do Norte (UERN e UFRN); Universidade Federal do Pará (UFPA); Universidade Estadual do Mato Grosso (Unemat); Universidade Estadual do Ceará (UECE); Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa); Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ); Instituto Federal de Goiás (IFG) e Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Todas as informações sobre prazos e documentos necessários para inscrição podem ser acessadas nos links acima.
Conteúdo do curso– O curso será composto por quatro módulos:
- Direitos humanos, diversidade e educação inclusiva;
- Desenvolvimento humano, ensino e aprendizagem na perspectiva da educação inclusiva;
- Currículo, tecnologias e práticas pedagógicas inclusivas; e
- Práticas, recursos e materiais pedagógicos inclusivos na escola.
Cada módulo terá leituras dos materiais didáticos, atividades interativas mediadas por tutores, casos de ensino e relatórios que exploram as estratégias empregadas. As avaliações serão conduzidas por meio da criação de textos, recursos e projetos.
O treinamento facilita a consideração das diferentes abordagens de ensino e aprendizagem para alunos de educação especial na sala de aula típica. Além disso, promoverá o desenvolvimento de métodos, procedimentos e recursos educacionais que contribuem para um projeto escolar inclusivo.