Esta é a habilidade mais importante para ter sucesso no seu trabalho

Construir sua marca profissional digitalmente requer um conjunto diferente de ações e comportamentos do que em um ambiente presencial. A rápida mudança para modelos de trabalho remotos e híbridos deixou muitas pessoas com pouco tempo para se prepararem.

A maioria das pessoas não recebeu nenhum tipo de etiqueta digital ou treinamento formal sobre como trabalhar bem online. Neste sentido, desenvolver competências de influência digital é crucial neste novo mundo de trabalho que mistura presencial, virtual e híbrido. Além disso, é uma habilidade relevante para quem busca novas oportunidades de carreira e até mesmo para quem já sabe aproveitar as redes online.

Para desenvolver habilidades de influência digital, siga três etapas:

  1. Crie sua identidade digital

No mundo de hoje, a forma como você se apresenta online é mais importante do que nunca. A primeira impressão de uma pessoa não é mais formada por meio de um aperto de mão ou contato cara a cara; muitas vezes é criada com base nos resultados de uma pesquisa no Google ou no perfil do LinkedIn. Cuidar da sua identidade digital é crucial. É a soma de todas as informações sobre você online e desempenha um papel importante na forma como os outros o veem.

O primeiro passo para estabelecer ou fortalecer a sua identidade digital é definir a sua marca pessoal. É crucial compreender seus valores, o que o diferencia de seus colegas e quem você deseja influenciar. Depois de ter uma ideia clara da sua marca, você pode criar as ferramentas necessárias para causar uma impressão online forte e autêntica.

LinkedIn

Um perfil do LinkedIn é uma das ferramentas mais poderosas para construir uma identidade digital. Especificamente, a seção de resumo foi projetada para destacar sua personalidade ou experiência profissional. Esta seção do LinkedIn será a versão mais lida do seu perfil. Não tenha pressa para elaborar esta seção com cuidado e use até 2.600 caracteres para contar sua história.

Os melhores resumos equilibram credibilidade e simpatia. Além de destacar suas conquistas e reconhecimentos, mostre seus valores, paixões e experiências de vida. Isso o ajudará a se conectar com as pessoas em um nível mais pessoal. Além disso, mantenha seu perfil atualizado, faça conexões, participe de publicações de seu interesse e escreva posts regularmente.

Google

Quando alguém pesquisa você no Google, os resultados geralmente incluem conteúdo multimídia e de texto – fotos, vídeos e atualizações em tempo real das mídias sociais. Como imagens e vídeos são mais envolventes do que texto, concentre-se na criação e compartilhamento de conteúdo que aprimore sua identidade digital.

  1. Construa relacionamentos online

As melhores oportunidades de desenvolvimento profissional ocorrem quando você interage com as partes interessadas em tempo real. Isso torna as reuniões e apresentações cruciais. Esses momentos sempre foram importantes para a construção da sua marca pessoal, mas reuniões virtuais e webinars em plataformas como o Zoom apresentam novas oportunidades e desafios únicos, incluindo a tendência dos participantes de realizarem multitarefas e perderem o foco.

Reunião

As reuniões permitem que você se conecte com as pessoas que deseja influenciar, compartilhe informações valiosas e construa relacionamentos. No entanto, a natureza bidimensional das videochamadas dificulta a transmissão de autenticidade. Em vez de tentar ficar mais confiante, concentre-se em se tornar mais entusiasmado e pessoal. Faça contato visual com a câmera, use um tom amigável e reserve um tempo para ouvir e responder aos outros de maneira atenciosa. Ao criar uma conexão mais humana, você pode garantir que sua mensagem ressoe no seu público.

Apresentações

As palestras online exigem um estilo diferente das palestras presenciais. O ambiente virtual, com suas telas menores e menos chance de distração, exige um estilo mais interessante. Para criar e fornecer histórias online eficazes, concentre-se no elemento humano, na narrativa e na interação, e reduza a quantidade de texto, dados e detalhes.

  1. Mantenha sua visibilidade.

Quando você tinha um trabalho diário no escritório, era mais provável que fosse observado, mas no mundo virtual, isso é difícil de fazer. Manter o contato direto é vital, se possível, mas também há maneiras de manter a comunicação online.

Uma delas é manter comunicação frequente com seus colegas e executivos da empresa. Ao participar de uma videoconferência ou enviar mensagens sobre o trabalho, tente trazer a facilidade e a proximidade da apresentação direta. Além disso, aproveite suas redes (como o LinkedIn) para se conectar com outros profissionais, marcar um almoço ou um café ou participar de eventos.

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